Carros
Os carros utilizados em drift são consideravelmente leves. No Japão os carros mais usados são o Nissan Silvia,Nissan 350z ou (zeto), Toyota AE86, Mazda RX-7, Nissan Cefiro (versão com tração traseira), Nissan Laurel, Nissan Skyline (com tração traseira), Nissan Fairlady Z, Toyota Altezza, Toyota Soarer, Honda S2000, Mazda Miata, Toyota Supra, Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer Evolution. Já a competição de drift nos EUA utiliza versões locais desses carros (tais como Nissan 240SX e o Corolla GT-S de Toyota), carros americanos de alta desempenho Dodge Viper, e muscle cars como o Dodge Challenger ou o Ford Mustang. Os drifters em outros países geralmente usam seus carros locais, tais como o Ford Sierra (Ucrânia e Irlanda), BMW Série 3 (em outras partes da Europa), ou Volvos. Porém, não basta somente com que sejam carros a tracção traseira: A distribução de peso, e portanto, a posição do motor, fazem muito difíceis de dirigir num drift aqueles carros com motor central, como o Lotus Elise, ou traseiro, como o Porsche 911.
Os carros FWD (com tracção dianteira) não são permitidos nos torneios de drift como o D1GP.
Os carros AWD (com tracção nas quatro rodas, conhecidos também como 4WD ou 4x4), como o Subaru Impreza WRX STi, e Mitsubishi Lancer Evolution possuem drift de ângulos bem diferentes. D1 e outras competições profissionais não permitem carros AWD. Porém, carros como o Impreza e o Lancer podem ser convertidos para RWD para poderem competir nesses torneios.
Tem que ser notado que a única manera para manter o drift é mediante a propulsão das rodas traseiras. Obviamente, isso faz inviável carros de tracção dianteira para campeonatos de drift, mas não para fazer a própia manobra. De fato, o "Scandinavian flick" foi criado nos Rallies devido a que a subviragem dos carros de tracção dianteira usados na época fazia úteis técnicas mais agressivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário